Livro : Atlas de Anatomia Artística. |
Préfacio do Atlas de Anatomia Artística, que será lançado dia nove
pelos autores André Davim, João Faustino e Diego Filgueira, tive a honra de ter
sido aluno do Dr. André Davim e ter sido monitorado por João e Diego (Grandes
figuras). Pelo prefácio já se ver que o livro/Atlas será uma obra de
referência nesta área, comprarei o meu exemplar.
Daladier Pessoa Cunha Lima - reitor do UNI-RN
A arte e a ciência são expressões exponenciais dos seres humanos, desde tempos remotos. Reunir a arte e ciência é uma prática natural, tão comum quanto benfazeja. Na área da saúde, desde a mitologia grega, muito se percebe essa sinergia. Conta-se que Esculápio, tendo aprendido música com o centauro Quíron, tratava diversas doenças com os sons da sua lira. E Esculápio, deus da medicina, era filho de Apolo, deus eclético, de muitos atributos, entre os quais consta a proteção da luz, da beleza e da poesia. A arte tem tantos vínculos com as ciências médicas que surgiram , ao longo do tempo e por toda parte, institutos, confrarias, revistas, orquestras e vários outros tipos de associações para apoiar, ampliar e divulgar ações afins.
Ao evocar a Renascença, dois gênios se destacam pelas suas obras que enobrecem a criatividade humana: Leonardo da Vinci (1452-1519) e Michelangelo Buonarroti (1475 -1564). Ambos voltaram-se para a anatomia humana, com estudos em cadáveres, até mesmo sob o risco de receberem punições pela ousadia. A partir desses estudos, criaram peças de desenhos e de pinturas do corpo humano, as quais são verdadeiros paradigmas dos vínculos entre a arte e as ciências médicas. Em 1543, Andreas Vesalius (1514-1564) publicou sua famosa obra De Humani Corporis Fabrica, um marco universal do estudo da anatomia humana, com ilustrações geniais de desenhos que completam o entendimento do texto.
A anatomia artística continua sendo forte exemplo do vínculo da arte com a ciência, de sumo valor educacional para as profissões da área da saúde, seja na forma do desenho, da gravura, da pintura e da escultura, seja também no uso da técnica digital. Atualmente, além dos modernos recursos computacionais, destaca-se uma nova expressão artística no estudo da morfologia humana, com o método da pintura na pele das pessoas "in vivo", principal inspiração deste criativo Atlas. A publicação deste livro deve-se ao empenho do Professor André Davim, mestre de anatomia humana do Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN, instituição sucedânea da FARN, com a participação dos artistas e enfermeiros João Faustino e Diego Filgueira. Todas as honras para o Professor André Davim, docente de grandes méritos, e para seus auxiliares, os artistas autores, ex-alunos do UNI-RN. As pinturas contidas neste Atlas, feitas na pele de pessoas "in vivo", dão ao estudo da anatomia humana um "insight" superior, excedem a dimensão puramente figurativa, física, porquanto induzem a uma percepção dinâmica, psicológica e emocional.
Este prefácio do livro foi
publicado na TRIBUNA DO NORTE ontem dia 03/05/2012, na coluna do professor e
magnífico reitor do UNI-RN , professor Daladier Pessoa Cunha Lima, imagino o
orgulho de André tendo seu livro sendo prefaciado por uma das figuras que ele
admira que é o professor Daladier.