![]() |
| Isso tem me deixado muito pensativo desde que no facebook! |
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
segunda-feira, 29 de julho de 2013
![]() |
| Convite da festa que foi cancelada, glorificado seja o pai por termos ela conosco!!! |
Hoje é aniversário de alguém muito, mais muito especial minha querida "madrinha" Otília, as aspas é porque ela não é madrinha de verdade, ela também não tem meu sangue mas ela mora no meu coração desde que eu me entendo por gente, hoje ela chega aos 100 anos de idade, oficialmente ela já chegou pois em seus documentos ela já teria completado os cem anos no dia 29 de maio, contudo a data confirmada por ela como data real de seu aniversário é hoje.
Nossa família ia fazer uma fesatança no dia dez de agosto, contudo ela teve uma queda e teve que se submeter a uma cirurgia, todos nós estávamos com medo, aos quase cem anos se submeter a um procedimento cirúrgico...Estávamos todos apreensivos mas graças ao bom Deus, criador do universo, a cirurgia aconteceu e ela está bem!!!
A visitei na sexta e ontem, tenho em mim grandes esperanças de que ela volte a andar!!!Só queria deixar aqui neste blogger o quanto me sinto feliz por tê-la entre nós!Por ter a possibilidade de vê-la sorrindo novamente. Desejo que ela viva muitos e muitos anos entre nós pobres "tamanduás" .
Acredito que teremos no lugar festa somente um culto de ação de graças(estava marcado o culto e a festa), o culto será suficiente para louvarmos a Deus pela dádiva da vida de madrinha Otília( Ozelita Ana de Souza).
História de Vovô Luiz de Senhora.
![]() |
| Vovô Luiz e minha bisavó Senhora- Passado e presente de minha família. |
O
senhor Luiz Gonzaga da Cunha mais conhecido como “Luiz de Senhora” tem 89 anos
e nasceu no dia oito de abril de 1924, seus pais eram o senhor Francisco Pedro da
Cunha (Filho) e dona Senhora(Maria Tranquilina da Conceição), ficou órfão do
pai aos 12 anos de idade assumindo assim as responsabilidades com os irmãos
mais novos junto com sua mãe. Construiu sua vida através de dois pilares que
foram a agricultura e a pecuária, serviu
ao exército brasileiro como soldado em Natal na época da segunda guerra não
saindo do reduto de Natal, no exército aprendeu
a aplicar injeção e cuidar de doentes(enfermeiro prático), quando a guerra
acabou ele foi dispensado voltando para o sítio Pico Branco, casou-se com a
senhora Maria do Carmo Amorim desse
enlace nasceram 16 filhos(sendo que
morreram três ainda bebês, os chamados anjos).
Como
enfermeiro prático sempre era chamado para atuar em casos de ter pessoas
doentes, se deslocava de sua casa, de seus filhos e esposa e ia para casa do
doente, sua filha Ceição relata isso: “Quando tinha uma pessoa doente, me
lembro eu pequena o povo chamava papai para ir aplicar injeção porque na época
não tinha quem soubesse ai ele tinha que ficar na casa do doente, ou então ir
todo dia a cavalo, mas ele só fazia aplicar a injeção.”
Como
agricultor plantou tanto para a subsistência (feijão, arroz, milho) como também
plantou para vender, tantos os itens já citados como o algodão, das memórias de
seu filho Francisco Amorim (mas conhecido como Assis) temos que suas plantações
eram tão grandes que: “Papai colocava trabalhadores mas nós ajudávamos principalmente
eu Titico que já eramos rapazes feitos”, sua filha Ceição em meio a fotos
guarda uma reportagem do jornal Gazeta do Oeste do inicio da década de oitenta
onde se fala sobre o temido bicudo que acabou com as plantações de algodão no
oeste e na reportagem os pequenos produtores entrevistados são Luiz
de Senhora e seu cunhado Francisco Gabriel(falecido), além do depoimento a
reportagem conta ainda com uma foto dos dois em uma capoeira de algodão deles.
Promoveu
diversas cantorias no sítio Pico Branco trazendo diversos cantadores famosos(Moacir
Lurentino, Sebastião da Silva etc) para cantarem ali naquela gleba, também
promoveu uma cantoria no mercado público de Martins onde entre os cantadores
estava seu filho Titico do pico.
Líder
comunitário lutou pela implantação do posto de saúde do sítio Pico Branco, tamanha
era sua importância para a comunidade que o líder político Carvalho Neto em uma
tarde do ano de 1975 fez-lhe um visita na intenção de convida-lo a ser
candidato a vereador pelo município de Antônio Martins , Luiz de Senhora disse
que não tinha interesse mas indicava um filho, nessa feita Carvalho Neto
perguntou “quem?” Nisso seu Luiz falou: “Aquele ali”, apontando para o jovem
Titico que vinha com o gado, assim começava uma história política que dura 38
anos.
Homem
simples, de poucas posses se esmerou para dar educação a seus filhos, alugou sítio
e depois casa em Martins para seus filhos irem estudar, alugou casa em Natal,
dos treze filhos nenhum conseguiu entrar no ensino superior apesar de todo
esforço, contudo hoje quase todos são funcionários públicos do estado, sendo
que D.Ceição e D.Didi foram professoras por 26 e 31 anos respectivamente.
Fora
a dedicação a educação dos filhos ele e sua esposa( in memoriam) doaram o terreno para ser construído o grupo escolar Manoel Gabriel de
Amorim(homenagem ao pai de sua esposa) na gestão do perfeito Dr.Kerginaldo
Jácome, onde até hoje funciona oferecendo pelo município do primeiro ao quinto ano. Fora essas benesses os
automóveis que possuiu não foram somente para o seu proveito, pois sendo a pick
cap ou o Jeep(esse eu me lembro bem) sempre foram para servir a comunidade, levar
doentes para o hospital por exemplo.
Ele
e sua esposa abraçaram a fé protestante, ela em 1982 e seu Luiz no inicio da
década de noventa, por anos a reunião dos membros daquela igreja era lá em sua
casa pois lá eles faziam o chamado culto doméstico que acabava por se tornar o
culto da comunidade, no final da década de noventa o casal doou o terreno onde hoje é erguida o
templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e o departamento infantil
daquela igreja.
Esse
é um pouco do ser humano Luiz de Senhora, que em seus 63 anos de casado teve13
filhos criados, que destas sementes vieram 41 netos, e destes vieram 34
bisnetos e dois trinetos, uma árvore familiar plantada no sítio Pico Branco
município de Antônio Martins e regada com muito trabalho, humildade e respeito.
Eriberto
Esdras de Oliveira, estudante de odontologia, neto de Luiz Gonzaga da Cunha o
seu “Luiz de Senhora” e extremamente suspeito para falar de dele, pois vovô é
uma das pessoas que eu mais admiro nesse mundo!
sexta-feira, 17 de maio de 2013
Quantos presidentes do Brasil foram atletas?
Quantos presidentes brasileiros foram atletas???Diferente dos Estados Unidos, o Brasil não teve o costume de eleger para seus cargos públicos, políticos que antes tinham uma outra função que não fosse as carreiras de advogado,médico,general etc, isso está mudando um pouco, pois a exemplo da nação estadunidense o Brasil hoje tem uma safra de políticos ex-atletas profissionais, como é o caso do deputado federal Romário(PSB-RJ), o deputado estadual Bebeto(PDT-RJ), o jogador Túlio Maravilha que é vereador em Goiana pelo PMDB.
Bem ao que parece essa safra de políticos vindos do esporte é bem recente, assim como a safra de atores políticos também, no entanto na primeira república do continente americano foi bem diferente, lá muitos políticos inclusive alguns presidentes sairam dos esportes e de Hollywood como foi o caso de Ronald Reagan que antes de entrar na política foi ator.
E no Brasil?A bem da verdade a maciça maioria dos presidentes sairam de classes abastadas, de familias tradicionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais(principalmente desses dois últimos), essa última ascenção desses ídolos do esporte tem muito haver com a questão da mídia hoje em cima do esporte ser muito maior e intensa, Romário e Bebeto por exemplo foram protagonistas de uma copa na qual, acho que quem era vivo na época, muito dificilmente irá esquecer, eles foram verdadeiros heróis daquela copa, e confesso se um deles tivesse mudado de Rio (do de Janeiro para o Grande do Norte) eles teriam meu voto com certeza.
Tudo bem, realmente esse fenômeno de desportistas políticos é recente, mais se voltarmos a década de 1950, teremos a figura de grande político potiguar chamado João Café Filho que através de sua biografia podemos fazer diversas "pegadinhas", explico exemplificando.Vamos a primeira pergunta que iniciou esse texto:
Quantos presidentes brasileiros foram atletas?
TicTacTicTacTicTac...
Você responderia nenhum?Pois amigo você precisa conhecer mais nossa história(falo da potiguar), João Café filho foi presidente do Brasil, vice presidente, Deputado Federal, __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ e goleiro do Alecrim Futebol Clube e chegou a disputar uma temporada do campeonato estadual, ou seja se Romario chegou ao planalto( na condição de deputado federal), nosso conterrâneo chegou ao Catete(como vice presidente e a posteriori com o falecimento de Getúlio Vargas ele chegou a ser presidente do Brasil).
Vamos a mais uma?
Qual foi o primeiro presidente SINDICALISTA do Brasil?
Tic Tac Tic Tac Tic Tac...
Qual resposta vocês me dão?Luis Inácio Lula da Silva certo?Errado, Lula pode ter sido o primeiro presidente operário do Brasil, mais não foi o único presidente que surgiu do movimento sindical, assim como Lula, Café Filho começou sua careira política como sindicalista e depois assumiu a presidência do sindicato de jornalistas e liderou as primeiras greves do RN.
Além disso foi o primeiro presidente do Brasil de religião protestante.
Fonte: algumas informações foram tiradas do site do Alecrim e a imagem foi do wikipédia.
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Sabe o que é ideal mesmo Seturn???
É um absurdo eles exigirem aumento sem dar qualidade ao serviço, e os ônibus serem verdadeiros enlatados de gente!!!!!Você ter que sair as seis horas da manhã sem tomar café e não ter a certeza que chegará em tempo para não levar falta em sua aula(ou nos atendimentos) que começam as oito horas!!!!É triste isso!
R$ 2,75 é o ideal????Pois um ônibus sem ser lotado também é o ideal, um ônibus sem atrasos também é o ideal, você ter que pegar o ônibus no mesmo sentido e não ter que pega-lo em outro sentido para ir sentado também é o ideal.
Mas ai alguém poderia e pode dizer "mas o problema dos atrasos é o transito não?"Certo concordo, mas hoje muita gente se tiver uma oportunidade(falo de grana, dindin, $$$$) compra um carro para não ficar a mercê desse sistema de transporte público falho, dai dez insatifeitos em chegar atrasado, e em ir em pé vai e compra um carro, são dez novos carros na rua, são dez novos problemas, são dez novas possibilidades de acidentes...E ai, é o ideal???
Cadê o tal VLT????Cadê o Veiculo Leve sobre Trilhos???Precisamos de transporte público bom e barato, essas empresas de ônibus exigem sem querer oferecer nada no quesito QUALIDADE, ontem mesmo fizeram uma calhadirce com os usuários não deixando os ônibus entrarem na Salgado Filho, eles (os empresários do SETURN) sonham com transporte caro e ruim!!!!E o governo???Estão apáticos!!!!!Para quê VLT para a copa se quem vai assistir aos jogos são as pessoas de maior poder aquisitivo e que tem carros?
P.S: Postado no meu perfil do Facebook agorinha em crítica a matéria do G1.
Desabafo publicado no face ontem a noite!
Natal
a cidade que irá sediar uma copa do mundo vive diariamente problemas
relacionados com o transporte público. Moro na Zona Norte com minha tia, e
caso fosse fazer um percurso normal sem engarrafamentos da casa de
minha tia para minha faculdade daria somente uns 45 minutos no máximo
uma hora, contudo o trasito é tão grande que para eu ir para minha
faculdade tem dias que chega demorar uma hora e
quarenta minutos!!!!
Isso sendo otimista pois digo a vcs que já passei
até mais de duas horas dentro de um "busão".Agora isso em um ônibus
lotado, onde as pessoas se expremem atrás de espaço, eu sempre vou
sentado pois pego o ônibus no terminal, agora se tivesse de pegar na
saida do conjunto por exemplo já seria em pé.Na volta tenho toda uma
estratégia para garantir meus centímetros quadrados de cadeira e ir
sentado pego "arrodeando" e além do fator engarrafamento, ainda adiciono
uns quilometros a mais no percurso o que siginifica mais tempo...
Agora diga-me, essa é a cidade que irá sediar a copa do mundo?Ah...É mesmo a copa do
mundo não é feita para pessoas comuns que pegam ônibus não, ver jogo em
estádio foi feito para quem tem $$$$$$$...Hoje tive que fazer novos
amigos por força do movimento (LEGÍTIMO) que meus colegas estudantes
estavam fazendo, explico, com o movimento os terminais simplesmente do
nada deixaram de mandar os ônibus entrarem na Salgado Filho, um mulher
que o esposo é cobrador relatou que em alguns terminais os ônibus foram
direto para a garagem.
Porque em???Tenho minha teoria primeiro, ao
deixar as pessoas ao "leu" sem ter como ir para casa e dizer que a culpa
foi do protesto as empresas acabam por levar algumas pessoas para o lado
delas...O segundo ponto da teoria, é que quando eu fui hoje para a
faculdade um cara estava dizendo ao motorista e ao cobrador que o
protesto de hoje não seria somente pelo aumento da passagem mas sim também
pela função dupla que muitos motorista exercem de motorista e
cobrador.
Tirar os motoristas de linha seria uma forma deles não
apoiarem o protesto.Não fui protestar, mais acho LEGÍTIMO o protesto
pois esse valor de passagem dessa cidade é abusivo, os ônibus são
verdadeiros enlatados de gente, não se deve aumentar passagem enquanto
não se melhorar esse transporte público!Se esse sistema desse dignidade
as pessoas, segurança a elas no sentindo de que elas chegariam a seus
trabalhos a tempo não teriamos tantos carros na rua, o transito não
seria tão caótico.Como falei para vir para casa tive que fazer novos
amigos e chamar um taxi para ser rachado o valor da corrida entre eu e
mais três pessoas.
Postado no meu facebook ontem a noite!
Postado no meu Facebook terça feira quando recebi a noticia que ela já estava em Casa!!!!
Simplesmente
FELIZ e AGRADECIDO à Deus!!!Finalmente mãe está em casa e
BEM!!!!Domingo ao ligar para casa no horário que sempre ligo(todo dia)
quem atendeu foi Gualberto, e eu na ânsia de falar com mãe
disse:"Gualberto mãe está?"Podia ser que ela não estivesse por está na
igreja, num vizinho, só que Gualberto disse:"Mãe foi para Mossoró, ela
sentiu uma dor no peito e foi transferida para lá" Vocês
não queiram saber as mil e uma coisas que passaram por minha cabeça, o
passo seguinte foi ligar para Graça que tinha ido com ela, quando
liguei, elas já estavam no hospital Tarcísio Maia, e quando Graça
colocou para eu falar com mãe, a voz ficou trêmula, não aguentei e
passei para tia o telefone e entrei no meu quarto para chorar.Ontem e
hoje foram dias a espera de ligação(es), mãe fez exames para dectectar
se ela tinha sofrido um enfarto tanto no domingo quanto ontem, todos os
exames deram bons, hoje ela foi ao cardiologista e ele falou para Graça
que o que ela tinha sentindo foi sequela de um enfarto silencioso que
ela teve a um ano atrás, mais um motivo para agradecer a
Deus!!!!!Obrigado Jesus por restabelecer a saúde de dona Didi, minha
mãezinha!!!!Obrigado Deus!!!!Gloria a ti!!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)


.jpg)

