sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Seis anos de Saudade!!! Homenagem prestada a vovó Maria do Carmo Amorim, seu nome foi emprestado ao prédio do Departamento Infantil e refeitório da Igreja Evangélica Assembleia de Deus-Comunidade de Pico Branco.

         
Detalhe da Placa do Departamento infantil e refeitório em homenagem a vovó.

Inauguração do Departamento Infantil e Refeitório-No portão do lado esquerdo   Maria da Conceição Nunes(tia Ceição) filha de Maria do Carmo Amorim(IN MEMORIAM-FOTO)

        No último dia 16 de Agosto desse ano (2014) a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Antônio Martins-RN inaugurou o Departamento Infantil e Refeitório da congregação da comunidade do Sítio Pico Branco. O prédio leva o nome da irmã Maria do Carmo Amorim( IN MEMORIAM), segunda pessoa da localidade a se converter ao protestantismo. A primeira foi dona Francisca de Sr. Valdemar(IN MEMORIAM).

        Maria do Carmo Amorim é descendente dos primeiros habitantes da localidade, e era esposa do senhor Luiz Gonzaga da Cunha(viúvo), o casal teve um total de 16 filhos vindo a se criarem somente 13, constituindo assim extensa família no município. Em 1982 a mesma deixa o catolicismo e abraça o protestantismo, quando criança lembro que a prática do culto doméstico (reunião entre a família para ler a palavra de Deus e orar) se tornava um culto coletivo pois várias outras pessoas da comunidade se dirigiam para a casa do casal, cantavam, oravam e liam a palavra, muitas vezes a luz das lamparinas a querosene, uma delas ficava em cima do rádio “ABC A voz de Ouro” que ficava na sala, após o culto muitos irmãos e amigos(que não eram evangélicos mas que gostavam de ir ao alpendre de vovô) ficavam por um certo tempo a conversar em cadeiras de balanço no alpendre, era o ponto alto  de socialização naquela gleba.

         Com a chegada da energia em maio de 1998 a prática continuou por muito tempo, e hoje apesar da comunidade já possuir templo da referida igreja o culto doméstico ainda é prática lá em vovô, tanto o departamento infantil quanto o prédio do templo da igreja foram construídos em terreno de propriedade do casal , que doou à igreja para que o sonho de ter um templo na localidade onde pudessem congregar fosse realidade.
         A escolha do nome do departamento infantil e refeitório foi referendado pelos irmãos da comunidade, onde o líder da igreja pediu para que colocassem em um papel o nome de quem os irmãos gostariam que desse nome  ao prédio, a maioria dos irmãos escolheram o nome de Maria do Carmo.
       Hoje dia 29 de agosto, completam seis anos de ausência terrena, vovó Maria do Carmo nos deixou vítima de complicações cardíacas, após sofrer um enfarte ela foi hospitalizada vindo a passar alguns dias internada em Mossoró, dos dias de internamento, nas lembranças dos que cuidaram dela, fica a lembrança da reverência que esta tinha ao Deus criador, pois mesmo hospitalizada, ainda fez esforço(a contra gosto de todos) para orar de joelhos como sempre fazia.
         Sua presença física se foi, mas nós sabemos que ela está olhar por todos nós(metáfora), vovô Maria do Carmo, falecida aos dias 29 de agosto de 2008, aos  83 anos de idade(nasceu em 16 de Julho de 1925), mãe, avó, bisavô e trisavó(ao falecer ela já contava com um trineto), mulher ímpar, que viveu ao lado de vovô Luiz por 63 anos de casados, a história da senhora jamais será esquecida.
Eu como neto, fico grato aos irmãos da congregação do Pico Branco por terem escolhido o nome de vovó para nomear o prédio. Nós todos da família ficamos agradecidos pela linda homenagem à aquela que dedicou 26 anos ao evangelho, que participava de todas as atividades da igreja como: círculo de oração,consagração, visitas de evangelismo, conjunto de senhoras Rosa de Saron etc.
         Agradeço a Deus por ter convivido com ela, e mais ainda por ter feito ela descansar de tão ardorosa luta aqui na terra. A saudade fica até hoje em nossos corações, mais sei que um dia nos reencontraremos, enquanto isso  guardo em mim a lembrança do seu sorriso, minha vozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário