sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Seis anos de Saudade!!! Homenagem prestada a vovó Maria do Carmo Amorim, seu nome foi emprestado ao prédio do Departamento Infantil e refeitório da Igreja Evangélica Assembleia de Deus-Comunidade de Pico Branco.

         
Detalhe da Placa do Departamento infantil e refeitório em homenagem a vovó.

Inauguração do Departamento Infantil e Refeitório-No portão do lado esquerdo   Maria da Conceição Nunes(tia Ceição) filha de Maria do Carmo Amorim(IN MEMORIAM-FOTO)

        No último dia 16 de Agosto desse ano (2014) a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Antônio Martins-RN inaugurou o Departamento Infantil e Refeitório da congregação da comunidade do Sítio Pico Branco. O prédio leva o nome da irmã Maria do Carmo Amorim( IN MEMORIAM), segunda pessoa da localidade a se converter ao protestantismo. A primeira foi dona Francisca de Sr. Valdemar(IN MEMORIAM).

        Maria do Carmo Amorim é descendente dos primeiros habitantes da localidade, e era esposa do senhor Luiz Gonzaga da Cunha(viúvo), o casal teve um total de 16 filhos vindo a se criarem somente 13, constituindo assim extensa família no município. Em 1982 a mesma deixa o catolicismo e abraça o protestantismo, quando criança lembro que a prática do culto doméstico (reunião entre a família para ler a palavra de Deus e orar) se tornava um culto coletivo pois várias outras pessoas da comunidade se dirigiam para a casa do casal, cantavam, oravam e liam a palavra, muitas vezes a luz das lamparinas a querosene, uma delas ficava em cima do rádio “ABC A voz de Ouro” que ficava na sala, após o culto muitos irmãos e amigos(que não eram evangélicos mas que gostavam de ir ao alpendre de vovô) ficavam por um certo tempo a conversar em cadeiras de balanço no alpendre, era o ponto alto  de socialização naquela gleba.

         Com a chegada da energia em maio de 1998 a prática continuou por muito tempo, e hoje apesar da comunidade já possuir templo da referida igreja o culto doméstico ainda é prática lá em vovô, tanto o departamento infantil quanto o prédio do templo da igreja foram construídos em terreno de propriedade do casal , que doou à igreja para que o sonho de ter um templo na localidade onde pudessem congregar fosse realidade.
         A escolha do nome do departamento infantil e refeitório foi referendado pelos irmãos da comunidade, onde o líder da igreja pediu para que colocassem em um papel o nome de quem os irmãos gostariam que desse nome  ao prédio, a maioria dos irmãos escolheram o nome de Maria do Carmo.
       Hoje dia 29 de agosto, completam seis anos de ausência terrena, vovó Maria do Carmo nos deixou vítima de complicações cardíacas, após sofrer um enfarte ela foi hospitalizada vindo a passar alguns dias internada em Mossoró, dos dias de internamento, nas lembranças dos que cuidaram dela, fica a lembrança da reverência que esta tinha ao Deus criador, pois mesmo hospitalizada, ainda fez esforço(a contra gosto de todos) para orar de joelhos como sempre fazia.
         Sua presença física se foi, mas nós sabemos que ela está olhar por todos nós(metáfora), vovô Maria do Carmo, falecida aos dias 29 de agosto de 2008, aos  83 anos de idade(nasceu em 16 de Julho de 1925), mãe, avó, bisavô e trisavó(ao falecer ela já contava com um trineto), mulher ímpar, que viveu ao lado de vovô Luiz por 63 anos de casados, a história da senhora jamais será esquecida.
Eu como neto, fico grato aos irmãos da congregação do Pico Branco por terem escolhido o nome de vovó para nomear o prédio. Nós todos da família ficamos agradecidos pela linda homenagem à aquela que dedicou 26 anos ao evangelho, que participava de todas as atividades da igreja como: círculo de oração,consagração, visitas de evangelismo, conjunto de senhoras Rosa de Saron etc.
         Agradeço a Deus por ter convivido com ela, e mais ainda por ter feito ela descansar de tão ardorosa luta aqui na terra. A saudade fica até hoje em nossos corações, mais sei que um dia nos reencontraremos, enquanto isso  guardo em mim a lembrança do seu sorriso, minha vozinha!

domingo, 23 de março de 2014

Segunda edição da "Marcha da Família" foi um fiasco: O povo de bem acredita no Brasil e prefere a Democracia.



Um país que tem problemas estruturais relacionados à segurança pública, saúde, educação (todos nós sabemos disso)...  não pode ser acometido pela idealização do caos, de que tudo está totalmente perdido e as instituições não podem resolver mais nada.
A “Marcha da Família” protagonizada neste  dia 22 de março de 2014 é um atentado ao Estado de Direito, ao Regime Democrático e as instituições. Só mesmo seres desconhecedores da história ou/beneficiados por aquele sistema sanguinário, desumano, “endividador” e corrupto que foi a ditadura militar de 64 , para apoiar ( e diga-se , alguns redatores de sites e blogs ) e espalhar esse ato como heroico.
Em pleno século 21, depois do conhecimento apurado de todas as mazelas que “as ditaduras” recentes trouxeram para a América Latina, tentar derrubar governos legitimados pela soberania popular e,  em contrapartida   clamarem pela volta daquele regime autoritário, através de uma intervenção das forças armadas, é no mínimo insano.
A sociedade brasileira sabe o que quer ( e também o que não quer).
Uma manifestação pedindo a volta do regime militar, além de um atentado ao Estado de Direito, é um perigo ao Brasil, por  isso, a pouca adesão popular, porque o povo sabe e muitos sentiram na pele o que foi a Ditadura Militar e o que representou a “Marcha da Família com Deus Pela Liberdade”, em resposta ao grande comício de Jango, pouco antes do golpe de 64, que ironicamente completa 50 anos.
O Brasil está no caminho certo, viva a democracia, viva o povo de bem deste país e abaixo toda forma de apoio a Ditadura. Vale a máxima de que, antes a pior democracia, do que a melhor das ditaduras.
Todo esse alvoroço que tem surgido agora próximo as eleições de 2014 tem um motivo: Falsa pregação do caos pela grande mídia,  como "corrupção como nunca houve no Brasil"; tentativa de associar negociatas entre grandes estatais,  diretamente a atual chefe do executivo federal; falta de controle e harmonia com o legislativo e judiciário; supostos problemas e declínios  na economia etc; enfim... Tudo isso tem um fator: Qual seja?! Por todas as pesquisas realizadas,  a Presidente Dilma tem grandes chances de ganhar a disputa e dar continuidade a sua gestão em um segundo mandato, ainda no primeiro turno das eleições deste ano.
Cesar Amorim
Fonte: http://blogdocesaramorim.blogspot.com.br/

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O verdadeiro significado do Natal

                  

                  Era uma vez... 

              Um grande Ser que criou o mundo, céu, terra e tudo o que neles há. Mas a humanidade, coroa da criação desse Ser, caiu em corruptibilidade. Um dos povos que andavam sobre a terra ainda mantinham um elo com o criador, mas mesmo usufruindo de uma relação próxima com Deus, assim como seus ancestrais no Éden, insistiam em cair e viver segundo seus próprios interesses... 

                Pobres fracos seres humanos! Para se redimirem eles faziam sacrifícios de animais, em uma tentativa de se justificarem de seus erros, a fim de serem limpos da mancha do pecado... Mas o Deus daquele povo era misericordioso, muito misericordioso, e sempre estava disposto a perdoá-los. Não só isso, mas o Criador também almejava em reconciliar toda a Sua criação, com Ele.. 

              Assim, elaborou um plano que foi anunciado em profecia: "Aí esta o meu servo! Eu mesmo o sustento. Ele é o meu escolhido, em quem tenho prazer. Eu pus sobre Ele o meu Espírito, e ele trará justiça aos povos do mundo. Ele trabalhará sem provocar agitação, sem gritar e fazer tumulto nas ruas ou praças. Não quebrará o caniço rachado nem apagará a pequena chama que quase não dá luz. Ele mostrará amor aos fracos e dará forças ao desanimado. Ele fará justiça com fidelidade. Ele mesmo não deixará de brilhar e ficará firme até que a justiça e a verdade sejam cumpridas em toda a terra, até que os povos mais distantes, além dos mares, confiem nEle. Deus, o Senhor, que criou e estendeu os céus, que criou a terra e tudo que nela existe, que dá vida e espírito aos homens diz o seguinte: Eu, o Senhor, o chamei para demonstrar a minha justiça. Eu o protegerei e sustentarei. Você vai ser o mediador da nova aliança que faço com o meu povo e uma luz para guiar os outros povos até mim. Você dará vistas aos cegos e libertará os que vivem prisioneiros na escuridão e no desespero" (Isaías 42:1 ao 7).

             Em Isaías 9 temos mais profecias sobre esse redentor da Aliança, como ele seria? O que ele representaria? Pois bem a palavra anunciava: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre ele os seus ombros; e o seu nome será: Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz". Sim era uma grande promessa de amor, um amor sem fim. O grande Deus criador queria se reconciliar de uma vez por todas com o Seu povo, Ele não queria somente os filhos da promessa de Abraão, não! Ele queria a todos, todos os Seus filhos, e para isso enviaria a terra um Rei para anunciar a boa nova do evangelho!!!! 

           Sim, e assim como o profeta Isaías anunciou cerca de 700 anos antes, o tempo passou e a promessa se cumpriu. Através de uma jovem, uma criança veio ao mundo. "Para nós, ele não tinha beleza alguma; não havia nada em sua aparência que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse. Ele foi desprezado e rejeitado por todos; Ele era um homem que conhecia, por experiência, a dor e o sofrimento" (Isaías 53:3). Ele não era grande aos olhos e valores humanos, nasceu em uma simples manjedoura... Porém o seu valor está muito além do que os olhos podem ver, pois veio trazer uma mensagem de paz, amor e arrependimento para todos os filhos do Altíssimo. Ele veio para ser o cordeiro eterno, cujo sangue derramado numa cruz redimiria a todos, não só judeus, mas a todos os que cressem nEle, estabelecendo assim seu Reino eterno!

        Nos dias de ontem e hoje celebramos o nascimento desse Deus menino. Seu nome, Jesus, Emanuel, Deus forte, Conselheiro, Príncipe da paz! Teoricamente comemoramos o seu aniversário de 2O13 anos! A narração dessa história começou com o velho "Era uma vez" pois é assim que milhares de histórias de amor são contadas para nós desde que somos pequenos. E essa também é uma, porém real e indescritivelmente mais significante. Uma história de reconciliação de um Deus tão grande, com sua criação tão pequena. Jesus nasceu e nos deu o maior presente de todos: a oportunidade de viver a vida plena que Deus preparou para nós mesmo antes da fundação do mundo! (Efésios 1:4) Para terminar e provar que contei uma história de amor, uso as palavras do apóstolo João: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna."

          Feliz natal para todos, e o presente nós ganhamos todos os dias, desde 2013 anos atrás!!!

         Texto Feito por mim Eriberto Esdras, como reflexão sobre o que realmente representa o natal, e editado por Joyce Figueredo(ela melhorou-o muito!), de forma que esse texto tem pai e mãe escritores,

sábado, 14 de dezembro de 2013


Olá

           Boa madrugada meus leitores imaginários!Estou aqui para pedir perdão a vocês por ter lhes abandonado por tanto tempo!!!Foi em julho que coloquei  aqui a última postagem, e de lá pra cá tantas coisas aconteceram, passei na monitoria de genética, assumi, legendei vídeos na monitoria, dei plantões!Comecei a clínica II e a terminei aprovadíssimo!!!Todavia, não foi fácil, foi muito suor, muita oração ao Deus supremo criador do universo, ah caros leitores imaginários essa segunda metade de 2013 foi tão intensa, tão maravilhosa, tão cheia de dificuldades que foram superadas!!

             Leitores imaginários, prometo que daqui pra frente será bem diferente, estou de férias desde o dia 4(quatro) de dezembro de 2013 depois de Cristo \o/ \o/ \o/. Bem, o que eu vejo por aqui, é que vocês olham mais as postagens sobre filmes e etc, pois direcionarei mais pra esse teor de assunto esse blogger, filmes e livros, e todo o mais que me interessar.

      A temporada de assistir filmes começou pra mim mesmo antes das férias, assisti a filmes excelentes que logo logo vou dividir com vocês.

        Tem fatos que também que dividir!!!!E vou começar pelo mais atual, logo mais estarei indo pra casa, morar só é ótimo(estou morando só há dois meses) mais nada se compara ao nosso lar, ao nosso recanto!Nada se compara a ouvir mãe cantando os hinos da harpa cristã e eu acompanhando, nada se compara a comida lá de casa!!!!!

       Estou tão ansioso pra ir pra casa que nem estou com sono às 2:37 da madrugada!!!Que Deus abençoe essa minha viagem com meu amigo J Carreiro.Obrigado Jesus por tudo!!!

         Boa noite caros leitores imaginários.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

         
Convite da festa que foi cancelada, glorificado seja o pai por termos ela conosco!!! 
            Hoje é aniversário de alguém muito, mais muito especial minha querida "madrinha" Otília,  as aspas é porque ela não é madrinha de verdade, ela também não tem meu sangue mas ela mora no meu coração  desde que eu me entendo por gente, hoje ela chega aos 100 anos de idade, oficialmente ela já chegou pois em seus documentos ela já teria completado os cem anos no dia 29 de maio, contudo a data confirmada por ela como data real de seu aniversário é hoje.

        Nossa família ia fazer uma fesatança no dia dez de agosto, contudo ela teve uma queda e teve que se submeter a uma cirurgia, todos nós estávamos com medo, aos quase cem anos se submeter a um procedimento cirúrgico...Estávamos todos apreensivos mas graças ao bom Deus, criador do universo, a cirurgia aconteceu e ela está bem!!!

       A visitei na sexta e ontem, tenho em mim grandes esperanças de que ela volte a andar!!!Só queria deixar aqui neste blogger o quanto me sinto feliz por tê-la entre nós!Por ter a possibilidade de vê-la  sorrindo novamente. Desejo que ela viva muitos e muitos anos entre nós pobres "tamanduás" .

        Acredito que teremos no lugar festa somente um culto de ação de graças(estava marcado o culto e a festa), o culto será suficiente para louvarmos a Deus pela dádiva da vida de madrinha Otília( Ozelita Ana de Souza). 



História de Vovô Luiz de Senhora.


Vovô Luiz e minha bisavó Senhora- Passado e presente de minha família.

O senhor Luiz Gonzaga da Cunha mais conhecido como “Luiz de Senhora” tem 89 anos e nasceu no dia oito de abril de 1924, seus pais eram o senhor Francisco Pedro da Cunha (Filho) e dona Senhora(Maria Tranquilina da Conceição), ficou órfão do pai aos 12 anos de idade assumindo assim as responsabilidades com os irmãos mais novos junto com sua mãe. Construiu sua vida através de dois pilares que foram a agricultura e a pecuária,  serviu ao exército brasileiro como soldado em Natal na época da segunda guerra não saindo do reduto de Natal, no exército aprendeu  a aplicar injeção e cuidar de doentes(enfermeiro prático), quando a guerra acabou ele foi dispensado voltando para o sítio Pico Branco, casou-se com a senhora Maria do Carmo Amorim  desse enlace nasceram  16 filhos(sendo que morreram três ainda bebês, os chamados anjos).
Como enfermeiro prático sempre era chamado para atuar em casos de ter pessoas doentes, se deslocava de sua casa, de seus filhos e esposa e ia para casa do doente, sua filha Ceição relata isso: “Quando tinha uma pessoa doente, me lembro eu pequena o povo chamava papai para ir aplicar injeção porque na época não tinha quem soubesse ai ele tinha que ficar na casa do doente, ou então ir todo dia a cavalo, mas ele só fazia aplicar a injeção.”
Como agricultor plantou tanto para a subsistência (feijão, arroz, milho) como também plantou para vender, tantos os itens já citados como o algodão, das memórias de seu filho Francisco Amorim (mas conhecido como Assis) temos que suas plantações eram tão grandes que: “Papai colocava trabalhadores mas nós ajudávamos principalmente eu Titico que já eramos rapazes feitos”, sua filha Ceição em meio a fotos guarda uma reportagem do jornal Gazeta do Oeste do inicio da década de oitenta onde se fala sobre o temido bicudo que acabou com as plantações de algodão no oeste  e na reportagem  os pequenos produtores entrevistados são Luiz de Senhora e seu cunhado Francisco Gabriel(falecido), além do depoimento a reportagem conta ainda com uma foto dos dois em uma capoeira de algodão deles.
Promoveu diversas cantorias no sítio Pico Branco trazendo diversos cantadores famosos(Moacir Lurentino, Sebastião da Silva etc) para cantarem ali naquela gleba, também promoveu uma cantoria no mercado público de Martins onde entre os cantadores estava seu filho Titico do pico.
Líder comunitário lutou pela implantação do posto de saúde do sítio Pico Branco, tamanha era sua importância para a comunidade que o líder político Carvalho Neto em uma tarde do ano de 1975 fez-lhe um visita na intenção de convida-lo a ser candidato a vereador pelo município de Antônio Martins , Luiz de Senhora disse que não tinha interesse mas indicava um filho, nessa feita Carvalho Neto perguntou “quem?” Nisso seu Luiz falou: “Aquele ali”, apontando para o jovem Titico que vinha com o gado, assim começava uma história política que dura 38 anos.
Homem simples, de poucas posses se esmerou para dar educação a seus filhos, alugou sítio e depois casa em Martins para seus filhos irem estudar, alugou casa em Natal, dos treze filhos nenhum conseguiu entrar no ensino superior apesar de todo esforço, contudo hoje quase todos são funcionários públicos do estado, sendo que D.Ceição e D.Didi foram professoras por 26 e 31 anos respectivamente.
Fora a dedicação a educação dos filhos ele e sua esposa( in memoriam)  doaram o terreno para ser construído  o grupo escolar Manoel Gabriel de Amorim(homenagem ao pai de sua esposa) na gestão do perfeito Dr.Kerginaldo Jácome, onde até hoje funciona oferecendo pelo município do primeiro  ao quinto ano. Fora essas benesses os automóveis que possuiu não foram somente para o seu proveito, pois sendo a pick cap  ou o Jeep(esse eu me lembro bem)  sempre foram para servir a comunidade, levar doentes para o hospital por exemplo.
Ele e sua esposa abraçaram a fé protestante, ela em 1982 e seu Luiz no inicio da década de noventa, por anos a reunião dos membros daquela igreja era lá em sua casa pois lá eles faziam o chamado culto doméstico que acabava por se tornar o culto da comunidade, no final da década de noventa  o casal doou o terreno onde hoje é erguida o templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e o departamento infantil daquela igreja.
Esse é um pouco do ser humano Luiz de Senhora, que em seus 63 anos de casado teve13 filhos criados, que destas sementes vieram 41 netos, e destes vieram 34 bisnetos e dois trinetos, uma árvore familiar plantada no sítio Pico Branco município de Antônio Martins e regada com muito trabalho, humildade e respeito.




Eriberto Esdras de Oliveira, estudante de odontologia, neto de Luiz Gonzaga da Cunha o seu “Luiz de Senhora” e extremamente suspeito para falar de dele, pois vovô é uma das pessoas que eu mais admiro nesse mundo!