quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quem foi Landell de Moura?


Recebi essa foto como email do diretor do Memorial Landell de Moura, a inclusão do nome do pe. Roberto é uma forma do país pagar a grande divida com esse grande inventor, uma vez que mesmo ele tendo feito a transmissão da voz humana antes de qualquer outro (antes do italiano Marconi considerado o "pai" do rádio oficial) ele não é reconhecido como tal. Conheci a figura do padre Landell por acaso, assistindo um documentário sobre ele na tv senado.
Fiquei impressionado com seus inventos (isso mesmo gente no plural), daí procurei saber mais sobre a vida desse brasileiro esquecido e entrei em contato por email com seu biografo Ivan Dornelles, ele gentilmente mandou via correio farta documentação sobre o padre e regularmente envia emails como este.
Tenho certeza que essa reportagem de hoje no Correio do Povo  de Porto Alegre é mais uma vitória dele (Ivan) e de todos que lutam para tirar o nome do Padre inventor do total ostracismo em que se encontra hoje, afinal se perguntarmos: "Quem foi Landell de Moura?" A um brasileiro este saberá responder?Lógico que não, ao padre Landell foi negado o reconhecimento, e as devidas homenagens.
Como estudante fico feliz de ver que uma parte dessa grande dívida está sendo paga, se hoje  nesse Brasil de caboclo, de mãe preta e pai João é difícil se fazer ciência,  e tentar produzir algo imagine no final do século XIX? Tentando fazer algo novo e sem apoio de nada e nem de ninguém...Sem falar das constantes transferências de paróquia que ele sofria, Landell de Moura fazer o que o senhor fez não é para qualquer um não.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário