sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O verdadeiro significado do Natal

                  

                  Era uma vez... 

              Um grande Ser que criou o mundo, céu, terra e tudo o que neles há. Mas a humanidade, coroa da criação desse Ser, caiu em corruptibilidade. Um dos povos que andavam sobre a terra ainda mantinham um elo com o criador, mas mesmo usufruindo de uma relação próxima com Deus, assim como seus ancestrais no Éden, insistiam em cair e viver segundo seus próprios interesses... 

                Pobres fracos seres humanos! Para se redimirem eles faziam sacrifícios de animais, em uma tentativa de se justificarem de seus erros, a fim de serem limpos da mancha do pecado... Mas o Deus daquele povo era misericordioso, muito misericordioso, e sempre estava disposto a perdoá-los. Não só isso, mas o Criador também almejava em reconciliar toda a Sua criação, com Ele.. 

              Assim, elaborou um plano que foi anunciado em profecia: "Aí esta o meu servo! Eu mesmo o sustento. Ele é o meu escolhido, em quem tenho prazer. Eu pus sobre Ele o meu Espírito, e ele trará justiça aos povos do mundo. Ele trabalhará sem provocar agitação, sem gritar e fazer tumulto nas ruas ou praças. Não quebrará o caniço rachado nem apagará a pequena chama que quase não dá luz. Ele mostrará amor aos fracos e dará forças ao desanimado. Ele fará justiça com fidelidade. Ele mesmo não deixará de brilhar e ficará firme até que a justiça e a verdade sejam cumpridas em toda a terra, até que os povos mais distantes, além dos mares, confiem nEle. Deus, o Senhor, que criou e estendeu os céus, que criou a terra e tudo que nela existe, que dá vida e espírito aos homens diz o seguinte: Eu, o Senhor, o chamei para demonstrar a minha justiça. Eu o protegerei e sustentarei. Você vai ser o mediador da nova aliança que faço com o meu povo e uma luz para guiar os outros povos até mim. Você dará vistas aos cegos e libertará os que vivem prisioneiros na escuridão e no desespero" (Isaías 42:1 ao 7).

             Em Isaías 9 temos mais profecias sobre esse redentor da Aliança, como ele seria? O que ele representaria? Pois bem a palavra anunciava: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre ele os seus ombros; e o seu nome será: Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Príncipe da paz". Sim era uma grande promessa de amor, um amor sem fim. O grande Deus criador queria se reconciliar de uma vez por todas com o Seu povo, Ele não queria somente os filhos da promessa de Abraão, não! Ele queria a todos, todos os Seus filhos, e para isso enviaria a terra um Rei para anunciar a boa nova do evangelho!!!! 

           Sim, e assim como o profeta Isaías anunciou cerca de 700 anos antes, o tempo passou e a promessa se cumpriu. Através de uma jovem, uma criança veio ao mundo. "Para nós, ele não tinha beleza alguma; não havia nada em sua aparência que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse. Ele foi desprezado e rejeitado por todos; Ele era um homem que conhecia, por experiência, a dor e o sofrimento" (Isaías 53:3). Ele não era grande aos olhos e valores humanos, nasceu em uma simples manjedoura... Porém o seu valor está muito além do que os olhos podem ver, pois veio trazer uma mensagem de paz, amor e arrependimento para todos os filhos do Altíssimo. Ele veio para ser o cordeiro eterno, cujo sangue derramado numa cruz redimiria a todos, não só judeus, mas a todos os que cressem nEle, estabelecendo assim seu Reino eterno!

        Nos dias de ontem e hoje celebramos o nascimento desse Deus menino. Seu nome, Jesus, Emanuel, Deus forte, Conselheiro, Príncipe da paz! Teoricamente comemoramos o seu aniversário de 2O13 anos! A narração dessa história começou com o velho "Era uma vez" pois é assim que milhares de histórias de amor são contadas para nós desde que somos pequenos. E essa também é uma, porém real e indescritivelmente mais significante. Uma história de reconciliação de um Deus tão grande, com sua criação tão pequena. Jesus nasceu e nos deu o maior presente de todos: a oportunidade de viver a vida plena que Deus preparou para nós mesmo antes da fundação do mundo! (Efésios 1:4) Para terminar e provar que contei uma história de amor, uso as palavras do apóstolo João: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna."

          Feliz natal para todos, e o presente nós ganhamos todos os dias, desde 2013 anos atrás!!!

         Texto Feito por mim Eriberto Esdras, como reflexão sobre o que realmente representa o natal, e editado por Joyce Figueredo(ela melhorou-o muito!), de forma que esse texto tem pai e mãe escritores,

Nenhum comentário:

Postar um comentário